A Fundação Cultural Camponovense Cid Cesar de Almeida Pedroso é uma instituição ligada a Administração Municipal de Campos Novos, conforme lei nº2.050/94 de 17/03/94. Sua fundação data de 1919, construída dentro dos cânones de ecletismo, sendo a primeira construção da cidade com as telhas francesas. Foi inaugurada como a sede da Prefeitura Municipal, pelo Prefeito Sr. Francisco Alves Fagundes, mantendo sua função até 1976, quando depois, abrigou o Fórum de Justiça e a Câmara de Vereadores. Devido as suas características arquitetônicas e ao seu valor histórico, a edificação foi tombada como Patrimônio Histórico, com o objetivo de preservá-la de demolição ou descaracterização. Na mesma ocasião foi criado o Museu Municipal.

Hoje a Casa da cultura dispõe de: Laboratório de Arqueologia; Reserva Técnica Arqueológica; Reserva Técnica Histórica. No Museu Histórico há as Exposições:Os Sítios arqueológicos do Baixo Vale do Rio Canoas; As Lutas incendeiam o Planalto; História da Região e do Município; os Objetos como Memória do Cotidiano e o Trabalho Rural. O prédio também é sede de atividades voltadas a cultura, como a música, artes visuais, dança, teatro, oficinas e eventos.

Contatos:
cultura@camposnovos.sc.gov.br